Todo artista (de entretenimento) é músico?

Todo artista (de entretenimento) é músico?
Cursos Técnicos

Todo artista (de entretenimento musical) é músico?

Alguns sim, outros sem observar demérito, não são. E deveriam ser nomeados de outra maneira.

O que chamam de dom é uma forma a mitificar as práticas artísticas.

Alguns artistas são só artistas mesmo. Não tem nenhum comportamento de prática musical de fato que o qualifiquem como músicos. Apenas usam da música como entretenimento.

Então não. Com certeza não.

Como colocar em uma mesma bacia frutos tão diferentes? Egberto Gismonti é um artista de fato, que usa da música para produzir sua arte, é um artista da música – um músico. Uma música que se consolida por alicerces claros, típicos de quem dedicou à vida a prática musical.

Comparar com um Naldo Benny chamando-o de músico, quando na verdade o que ele faz é entretenimento musical, sequer se dedicando minimamente ao desenvolvimento de seu trabalho (a voz) e que depende de diversos outros músicos para se consolidar – como engenheiros de som, programas de computador, um arranjador ou um produtor, é complicado.

Como comparar Naldo com Egberto Gismonti? Naldo é um artista do entretenimento.

Falta então definir precisamente o que é ser músico. E sem parecer esnobar quanto a forma com que o músico se comunica ou aprendeu. Ser músico não é ler partitura, também.

Ser músico é dominar o que se propõe de fato, se para o instrumentista ou para os cantores, dominar o repertório para sua qualificação vocal, ter recursos interpretativos, ter domínio quanto a técnica.

Se como compositor de composição letra e música ou de música instrumental, ter controle sobre os alicerces de sua criação mediante suas ferramentas, se orais ou escritas, para mim tanto faz.

Aí sim se consolidam valores que identificam e nos separam desses que chamam por aí de músicos, e que são na verdade artistas de entretenimento que usam da música, da imagem, da dança para consolidar seus trabalhos. E que nós músicos, ocasionalmente atuamos para contribuir para com a ação de entreter através da música.

Só isso! São portas diferentes que tratam como se fosse a mesma. Artistas músicos e Artistas do entretenimento musical, precisamos ter claras as diferenças.

Quer ser produtor musical?

#VemProSouzaLima

Pós Graduação
Previous articleExiste idade certa para decidir ser músico?
Next articleComo montar um currículo de músico?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.