Uma breve história da bateria no Brasil

Cursos Técnicos

Um instrumento norte-americano que também adquiriu linguagem e características da música brasileira quase que imediatamente. A bateria está presente no fazer musical brasileiro desde a década de 1920, embora emplacado nos fonogramas a partir dos anos 1930.

Me segue no instagram! @joaomarcondesoficial

Uma breve história da bateria no Brasil

Para José Ramos Tinhorão, “… baterista e pianista euro-americano Harry Kosarin quem daria a conhecer aos cariocas e paulistas, a partir de meados de 1919, com as exibições do seu Harry Kosarin Jazz Band…” teria sido o introdutor do instrumento. Ou ao menos quem tocou primeiramente bateria no Brasil.

Quanto a uma linguagem, na minha dissertação de mestrado identifiquei o brasileiro Luciano Perrone é precursor. Claro, que ainda muitíssimo distante da linguagem que adquiriu em território brasileiro a partir dos anos 1950, a bateria tem ali um embrião.

Em foto dos Oito batutas, grupo de Pixinguinha, já é possível identificar a bateria na década de 1920 em um agrupamento tipicamente brasileiro.

Fato que em linguagem brasileira da bateria muito se deve ao samba-jazz da década de 1950. E aos músicos que vieram a seguir. O samba com acentuação no prato. A condução com o chimball. A definição de forma. As acentuações típicas. E a utilização da composição das peças e baquetas.

As publicações dessa série tem o intuito de conceber indicações fonográficas para os iniciantes em música brasileira.

Da geração do samba jazz vieram:

Dom um Romão (1925 – 2005).

Edson Machado (1934 – 1990), Milton Banana (1935 – 1999), Wilson das Neves (1936 – 2017), Rubinho Barsotti (1932), Hélcio Milito (1931 – 2014).

Hércules (1938) – baterista de Paulinho da Viola, samba tradicional brasileiro.

Para a seguir:

Robertinho Silva (1941), Paulinho Braga (1942) Chico Batera (1943).

Airto Moreira (1941) – que misturava a bateria e a percussão brasileira.

Nenê – Realcino Lima (1947).

Tutty Moreno (1947).

Marcio Bahia (1958).

Ao pesquisador, músico-baterista, arranjador, ou compositor, conhecer a obra desses músicos primordiais do fazer brasileiro, é um passo fundamental para atingir a linguagem que se procura em sua execução ou criação. A bateria é um universo. E um universo de linguagens, matizes, e formas.

Aproveite o infográfico com conteúdo e texto de João Marcondes para design de Jean Forrer.

 

joão marcondes

Essa publicação foi atualizada em 30 de maio de 2022. Vamos em frente!

#VemProSouzaLima

Pós Graduação
Previous articleQuero ser músico entrevista: Lupa Santiago
Next articleQuero ser músico entrevista: Adonias Jr
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.