Uma breve história do Clarinete e Flauta Transversal

Cursos Técnicos

Vamos falar de história da música! Clarinete, flauta e muito mais! De quem representa o nascimento da música brasileira. Nosso patrono!

A flauta e o clarinete, instrumentos aerofones da família das madeiras, são fundamentais para o desenvolvimento da música brasileira.

Alguns de seus expoentes transcenderam a prática específica de seus instrumentos, e se estabeleceram como referências primordiais do melhor fazer musical urbano que culminou no estabelecimento do mercado fonográfico brasileiro.

Tanto quanto pela composição e a contribuição em gênero e estilo, quanto ao vocabulário específico de um instrumento, a flauta e o clarinete transcenderam em sua expressividade aos fraseados da nossa música.

Eu, como pesquisador e educador, entendo que a figura musical mais importante de nossa história seja a de Pixinguinha, justamente um instrumentista que teve a flauta como seu principal instrumento, durante a primeira fase de sua atuação na indústria fonográfica.

A contribuição de Pixinguinha é tão grande que a seguir se estabeleceu arranjador e compositor, interagindo com a principal obra do choro e do samba, na história da música brasileira.

Outros nomes

Mas há evidentemente outros nomes,  conheça alguns desses personagens nesse infográfico que preparamos especialmente aos leitores do BLOG Souza Lima, com texto e pesquisa assinados por mim, João Marcondes, para design de Jean Forrer.

 

 

 

 

Pós Graduação
Previous articleUma breve história do Violão de 7 cordas
Next articleO que é ligadura em música?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.