Vale a pena comprar violão de luthier?

Cursos Técnicos

Vale a pena comprar violão de luthier?

A diferença é muito grande entre um instrumento acústico feito a mão e um industrial. Ao longo da minha carreira peguei pouquíssimos violões, normalmente japoneses, de linha que chegassem próximos a um violão de um luthier mediano brasileiro.

Daí então, precisamos dizer que se você está estudando violão erudito a necessidade de um violão de luthier é unânime entre os educadores musicais violonistas.

Henrique Pinto em um concurso de violão que participei me chamou de canto e falou que eu precisava investir em um bom violão, que meu resultado teria sido muito melhor com um violão adequado. Eu tinha um Giannini Série Estudo, meus concorrentes Sérgio Abreu, Sugyianamas e Tessarins.

Ocorre que muitos luthieres brasileiros seduzidos pelas vendas internacionais equipararam o valor de seus instrumentos aos instrumentos ingleses, japoneses e alemães. Um violão que custa 4 mil libras, o equivalente a vinte mil reais, para um trabalhador inglês corresponde a três salários mínimos.

Daí um luthier brasileiro vende seu violão pelos mesmos vinte mil reais. Vale isso? Eu não coloco preço no serviço dos outros, e não gosto que coloquem preço no meu serviço. Mas vinte mil reais para nós brasileiros são 16 salários mínimos.

E o pior muito desses luthieres colocam um preço para encomenda que não correspondem ao valor de revenda, caso o instrumentista não goste de seu instrumento ele não consegue vender pelo mesmo preço que comprou! Poxa vida!

Vale a pena comprar um violão de luthier por vinte mil reais que tenha valor de revenda. E esse são poucos mesmo em nosso país. Fora isso, invista em um instrumento bom, que conceda excelente resultado sonoro e que não custe o preço de um carro.

Pós Graduação
Previous articleVale comprar uma guitarra de luthier?
Next articleQuais notas estão no acorde de lá maior?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.