Canto lírico ou Canto popular?

joão marcondes
Cursos Técnicos

Canto lírico ou Canto popular?

Sim! Decidimos que queremos cantar! Mas afinal qual a diferença entre cada abordagem e prática do canto?

Primeiramente trata-se de uma estética, cuja primeira delas possui uma homogeneização do timbre, ou uma procura; e a segunda possui a potencialização do timbre individual.

Assim, fato: Não se trata apenas de repertório.

O canto popular sempre existiu, embora remeta ao século XIX, e a associação direta com o Mercado Fonográfico. É um canto de voz limpa, sem empostamento, que cultiva e premia a voa como ela é em essência.

Se imaginamos como canto pagão em um período de protagonismo da música eclesiástica, e progressivamente consolidou-se como uma linguagem do século XX, o canto popular possui referências associadas ao canto amplificado, que utiliza de um aparelho transdutor, se para uma voz de pouco volume, ou não, tudo se equaliza!

Por isso  há tanta diferença entre umas Elis Regina, uma Ivete Sangalo, Marisa Monte, Nana Caymmi ou Mônica Salmaso. Porque se valoriza o indivíduo.

Já o canto lírico é uma forma que se procura uma autenticidade de timbre dentro de parâmetros estéticos claros, que norteiam, e compõem diretrizes.

O Bell Canto é uma prática do canto lírico que prioriza a unicidade de timbre. O estudo da projeção, da emissão, e da extrema expressividade pela voz, somente pela voz, sem nenhum recurso externo que não os que compõe o aparelho vocal humano. E que remete a Ópera para história!

Na Ópera se definiu o apetrecho do bell canto, e dela se expandiu para outras práticas da música erudita. Embora o canto lírico também já usufruía de certa tradição estilística do canto coral.

Sabe como funciona o aparelho vocal?

Já leu o infográfico da Voz?

O que pretende com o canto? Já sabe? Se precisar de ajuda escreva para o e-mail joao.marcondes@souzalima.com.br

E para concluir! Que idade permite cada estudo?

Canto Popular como musicalização desde os 5 anos – afinação e repertório, de forma muito leve, afinal o aparelho vocal ainda está em formação; estudando técnica, a partir dos 14 anos. 

Canto Lírico ideal que o aparelho vocal esteja completamente formado. Com pequena diferença de idade entre meninos e meninas, dezoito e quinze respectivamente. Mas sugere-se uma avaliação com professor, ou um fonoaudiólogo.

 

Pós Graduação