Características do Frevo

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Frevo é um gênero brasileiro, típico do nordeste, Pernambuco.

Antecipadamente precisamos saber que se trata de um gênero urbano, de andamento rápido, e que possui relação direta com a marcha europeia e a dança brasileira da capoeira.

Antes de tudo o gênero possui três formas básicas: 1| Frevo de Orquestra 2|de Bloco e 3| Frevo-Canção – talvez, o mais difundido.

Desde já argumento que essa publicação é introdutória, procura orientar o interessado no assunto para uma primeira escuta. Há muito sobre o Frevo! Trata-se de um dos gêneros mais marcantes da música brasileira.

E cada um, como é?

Frevo-canção é um gênero urbano brasileiro, quaternário, originário do frevo instrumental dançante. Mas que procura então um certo lirismo em um andamento reduzido, e uma melodia de caráter cancionista, com saltos e compensações melódicas.

Foi introduzido no mercado fonográfico brasileiro pelo compositor Capiba (1904 – 1997).

Muitos compositores populares desenvolveram em suas obras o Frevo, entre os quais Caetano Veloso (1942), Chico Buarque (1944) e Tom Jobim (1927 – 1994).

Ao passo que compositores da música instrumental brasileira compuseram amplamente sobre os artifícios e forma do frevo, entre os quais Egberto Gismonti e Hermeto Paschoal.

Antes de mais nada, eu mesmo como compositor possuo alguns frevos publicados em meus discos. Como o Furor e o Outros Tempos, ambos em parceria com Joca Freire.

(1494) Furor – YouTube

Características Fundamentais:

Em primeiro lugar a escrita teórica do Frevo se estabelece em métrica quaternária com o tempo subdividido com sua quarta parte, ou seja, segunda subdivisão. A primeira vista a unidade de tempo pode ser a semínima e a subdivisão a semicolcheia – então em quatro por quatro.

A instrumentação, posteriormente, pode variar bastante podendo ser similar a big-band, embora com disposição diferenciada, mas também como frevo de rua apenas com metais algumas madeiras e percussão – caixa clara e pratos.

Antes de mais nada quando canção o gênero se estabelece com violões, cavaquinho e pandeiro. Para MPB, que não possui instrumentação fixa, pode ser apresentado de diferentes maneiras conservando o aspecto rítmico.

Particularmente já vi em palco o frevo utilizando Bateria ao fundo. Percussão – surdo e pandeiro. Guitarra e baixo um passo em diante. E duas linhas de fronte com quatro trompetes à esquerda, quatro trombones à direita. Saxofones quatro alinhados a frente. Três altos e um tenor. Como uma big-band brasileira, que falamos anteriormente.

Além disso para o frevo que move cordões carnavalescos há a instrumentação com Caixa e bumbo, Saxofones, trompetes, trombones, e tuba. Ou ainda violões, cavaquinhos e pandeiro. Normalmente é o que se vê nas ruas de Olinda e Recife na época do carnaval.

João Marcondes

 

 

 

Pós Graduação
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João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.