Música Brasileira em Compasso Composto

música brasileira em compasso composto
Como a música brasileira se estabelece em compasso composto, há mesmo música brasileira com essa ideia métrica e subdivisiva
Cursos Técnicos

Antecipadamente vale ressaltar que o repertório pautado em compasso composto presente na música brasileira é pequena.

À primeira vista fica nesta publicação o objetivo de reconhecer o compasso composto em detrimento ao compasso simples.

As principais características do compasso composto são a unidade de tempo uma figura composta – um valor com ponto de aumento.

O valor então é conservado para uma subdivisão ternária – que divide o pulso em três partes iguais.

Sobretudo apenas a primeira subdivisão é ternária, a segunda proporção divide uma parte em duas, uma proporção binária justamente.

Se precisa de mais informações, escrevi um artigo específico sobre compasso composto, leia aqui!

Desde já precisamos compreender que o o compasso composto é uma forma de abreviação da escrita musical.

Compreendendo o compasso compo05sto como uma composição de diversos compassos simples ternários, são grupos conectados por  ciclos de pulsações.

Ainda mais, essa espécie de compasso oferece  a percepção de um pulso e contra pulso, algo que veremos mais a frente.

Lembrete!

Pode ainda ternário e quaternário compostos. Até mesmo métricas ímpares, embora ainda mais raros na prática da música brasileira.

Primordialmente na estrutura de uma métrica composta o quantificador do signo ou fórmula de compasso propõe o número da primeira subdivisão, seis, dois grupos de três colcheias, proporcionais a semínima pontuada, ao contrário da escrita do compasso simples que o quantificador métrico designa a métrica.

O qualificador, apresenta a figura oito, colcheia, demonstrando então quem representa a primeira subdivisão.

Quanto a percepção:

Na percepção você sente a pulsação que é contínua, e simultaneamente quando se depara com a subdivisão é ternária se percebe uma espécie de contra pulso.

Todas as vezes que o pulso constante é mais lento, há sensação de subdivisão e contra pulso. Um pulso acima de trezentos BPM passa a subdivisão, bem como instintivamente procuramos uma unidade maior, isso se dá pelo vínculo natural que o pulso constante possui com a dança.

Observe:

A canção Andaluz de Djavan, inicia em compasso simples, e pouco depois, aos 47 segundos se estabelece o compasso composto. Siga o contrabaixo elétrico como referência do compasso composto.

Música erudita e jazz

Faz mais sentido para a música erudita e o jazz a aplicação do conceito de compasso composto, mesmo que o jazz abrevie a escrita, pautando como colcheia swingada, algo discutível.

A música erudita europeia possui uma variável imensa de formas e justificativas de escrita para o compasso composto.

Valsas inclusive acima de tudo possuem uma escrita em compasso composto, encontrada por decorrência do andamento, assim como a procura de uma escrita abreviada, como mencionado anteriormente.

Escrita abreviada

Algumas partituras abreviam a relação presente do compasso composto, pautando como simples. Gera algumas outras interpretações, mas melhor deixar esse assunto para uma próxima publicação.

Procure a priori apenas sentir essa métrica do compasso composto, proposta, e retomaremos esse tema em breve.

#VemProSouzaLima

 

Pós Graduação
Previous articleCaracterísticas do Frevo
Next articleSouza Lima – Aqui a gente respira música
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.