Como reconhecer uma tonalidade analisando apenas a partitura?

Cursos Técnicos

Como reconhecer uma tonalidade analisando apenas a partitura?

Questão interessante de um leitor, que vamos elucidar ao menos preliminarmente.

Avaliar apenas armadura de clave basta?

Não. A armadura de clave até contribui com a função almejada, embora seja mais um alicerce de abreviação por questões de matéria prima, do que uma predisposição em identificar totalmente uma tonalidade.

Algo que possui exceções deve ser tomado como norma?

Sim, uma armadura de clave resume um conjunto. Nenhum acidente postado a seguir da clave sugere dó maior ou lá menor, tom maior e relativo menor.

Para identificar totalmente a tonalidade será preciso observar a incidência melódica. Ou seja, onde a melodia encontra resolução. Normalmente uma melodia conversa com o quinto grau em fins de frase, buscando certa resolução, e na conclusão, concede a tônica o protagonismo.

Assim, se for lá menor, a nota mi será valorizada como quinta, e a nota lá como fundamental, identificando o tom de lá menor. Ainda estará presente as alturas ocasionais como acidente ocorrente, do sol sustenido como sensível de lá, e do fá sustenido, como alteração típica da estrutura chamada menor melódica.

Se for lá maior, a nota sol será valorizada como quinta, e a nota dó como fundamental, identificando o tom de dó maior.

Feito o percurso, sugiro analisar algumas partituras. Embora já afirmo que uma música como Garota de Ipanema, ou a bossa-nova até como um todo, possui variações importantes que tornam impossível descartar a harmonia na avaliação.

Aprendeu como reconhecer uma tonalidade analisando apenas a partitura?

Até já!

#VemProSouzaLima

Pós Graduação