Qual a diferença entre músico e musicista?

músico e musicista
Cursos Técnicos

Qual a diferença entre músico e musicista?

Um leitor anônimo trouxe ao BLOG Souza Lima esta questão que abre um precedente histórico interessante, mas afinal qual a diferença entre músico e musicista?

Houve um tempo no Brasil em que o substantivo musicista era empregado para definir músicos práticos, aqueles que não se tornaram profissionais, por exemplo. Em alguns casos o termo musicista possuía aplicação pejorativa entre os músicos que se profissionalizaram.

Mas uma das belezas da língua escrita e falada é a capacidade de reinvenção e contextualização, ou melhor de recontextualização. A língua é um fenômeno interessantíssimo de observar entre significados e significâncias e dos novos empregos para as palavras.

Eis que no emprego atual da palavra musicista é como sinônimo de músico. Vi diversas oportunidades ser empregado como feminino de músico, embora mesmo que não nos acostumemos com o som, uma mulher música também está correta ao invés de uma mulher musicista. E o mais bonito de tudo está na equivalência da palavra musicista por ser um substantivo comum entre gêneros.

Eu especialmente adotei o termo musicista para minhas ações docentes. E como escritor compus uma série chamada “Um Musicista” que justamente trata das áreas em que atuamos profissionalmente – arranjador, educador musical, musicoterapeuta, regente, produtor…

Para os dias de hoje Musicista e Músico são termos, substantivos, de definição idêntica, e se você queria minha opinião eu prefiro Musicista.

Valeu pelo papo! Agora sabemos a diferença entre músico e musicista…

#VemProSouzaLima

Pós Graduação