Como transcrever um solo?

sib como fundamental
Cursos Técnicos

Como transcrever um solo?

Fácil fácil! Primeiramente aprenda a cantar este solo, tornando-o parte do seu vocabulário. Muito melhor que transcrever pausando compasso por compasso, transcreva o que você memorizou auditivamente, é uma ação muito mais completa e muito mais dinâmica de aprendizado.

1| Escolha o solo ou improviso desejado, estando claro que solo pode ser algo pré-concebido, criado por um arranjador ou pelo próprio instrumentista, enquanto improviso é algo que se espera ter brotado em tempo real e registrado em gravação.

2| Escute o solo até que você seja capaz de cantar ele integralmente, nota por nota, altura por altura. Mesmo sem reconhecer ou saber de que nota se trata, mas que o solo esteja em sua cabeça memorizado.

Memorizado?

3| Agora chegou a hora de pegar o instrumento. E pegando o instrumento procure as notas que estão em sua cabeça referentes ao solo uma a uma sem preocupar com tonalidade, ou qualquer outra coisa, reproduza devagar frase por frase o que você conquistou de memória.

4| Hora de escrever, se vai escrever em partitura ou em tablatura é com você. Aconselho transcrever sempre em partitura para extrair cada elemento. Escreva ritmicamente e melodicamente as alturas, ao fim avalie que conjunto se trata, insira se preferir armadura de clave.

5| Ao finalizar essa etapa reproduza o solo lendo a partitura, isso vai ajudar a consolidar o que foi escrito corrigindo eventuais imprecisões.

Desenvolvido esse processo a cada vez que repeti-lo você vai perceber evolução. Será mais rápido, e ao fim desse estudo o alicerce do seu desenvolvimento está de pé cabendo então em como utilizar.

Vamos lá! O aprendizado é um caminho sem volta, e estudar ou incentivar o estudo é parte integrante dos objetivos desse blog. Vamos aprender! Vamos de fato nos desenvolver para compreender como transcrever um solo!

#VemProSouzaLima

Conheça o trabalho de alguns estudantes da Faculdade Souza Lima na matéria de transcrição de solo, e masterclass. 

Essa prática ocorre na Faculdade Souza Lima, saiba mais sobre o curso aqui!

Pós Graduação
Previous articleComo criar uma trilha sonora?
Next articleExiste musicalização para bebês?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.