Como trocar as cordas do meu instrumento musical?

Quais notas fazem parte dos acordes que tem SI como tônica? Ou fundamental.
Cursos Técnicos

Como trocar as cordas do meu instrumento musical e depois afiná-lo?

Esta publicação é útil para quem adquiriu ou quer adquirir um violão, uma guitarra, um
contrabaixo, um baixolão, um ukulele, um cavaquinho, uma viola, um banjo, um bandolim ou um mandolin.

A troca de cordas, ou como chamamos normalmente a troca de encordoamento, é
recomendada a cada noventa dias. Se estamos adquirindo um instrumento musical precisamos do máximo de informações possíveis, não é verdade?

Então vamos para as sugestões organizadas em 5 dicas para trocar as cordas do seu
instrumento musical! E a seguir vamos falar de afinação?

Passo a passo

1| É possível trocar cordas sozinho. As cordas dos instrumentos são enumeradas da mais fina para a mais grossa. Os encordoamentos vêm com orientações de qual é cada corda o que facilita o processo de substituição.

2| Escolha um jogo de cordas compatível com seu instrumento. Um instrumento de cordas de náilon deve receber encordoamento exclusivamente de náilon, um instrumento de cordas de aço, apenas cordas de aço.

Para os instrumentos de encordoamento de náilon há o risco de utilizar um encordoamento de aço e estragar seu instrumento um empenamento do braço ou até mesmo a quebra do tampo e do cavalete onde se prendem as cordas.

Tipo de corda!

3| Além de saber que seu instrumento tem tipos diferentes de cordas, se é náilon ou aço, também é preciso saber qual a calibragem dele, ou seja, a tensão que a corda possui.

Por exemplo, o violão possui modelos de encordoamento, os tais jogos de corda, com tensão leve, média, alta, e super alta. A guitarra possui espessuras de cordas a partir de 0,08 até 0,13 milímetros. Certifique qual vem colocada em seu instrumento no manual.

4| Para prender as cordas de um violão de náilon, passe a corda em sentido contrário ao braço do violão, puxe-a para trás, e dê um ou dois nós voltado ao primeiro sentido. Use pouca corda porque agora será preciso esticar por todo o braço até prender as cordas nas tarraxas.

Nas tarraxas passe a corda por cima do eixo, insira no orifício do eixo, puxe para trás, e dê um nó. Estique até afinar. O mesmo processo será realizado em um Ukulele.
Prender a corda ocorre no sentido anti-horário, soltar no sentido horário.

Já adianto que o encordoamento demora dias para estabilizar. Vai ser preciso afinar o
instrumento algumas vezes!

Calibragem e afinação!

5| Para prender as cordas de uma guitarra, contrabaixo, viola, cavaquinho, bandolim, entre outros, o encordoamento vem com um pequeno círculo que se prende a ponte igualmente. Passe a corda por esse orifício e leve até as tarraxas do instrumento. Aí você deverá fazer quase igual ao violão, passe a corda por dentro e gire sentido anti-horário, quando tensionar, trave a ponta da corda por baixo da corda mesmo.

Top! É isso aí! Daí é só afinar!

Foi o tempo que afinar um instrumento musical era algo digno de um Dom. Nos dias de hoje para afinar seu instrumento musical você precisa de algumas informações, um afinador eletrônico ou um bom aplicativo de celular.

#VemProSouzaLima

No curso livre e técnico, também da faculdade, há cursos específicos de formação em instrumento!

 

Pós Graduação