Quais as principais modulações de tonalidade no mercado fonográfico?

Quais notas fazem parte dos acordes que tem RÉ  bemol como tônica? Ou fundamental.
Cursos Técnicos

Quais as principais modulações de tonalidade no mercado fonográfico?

Primeiramente é preciso relembrar as texturas musicais – monofônica, polifônica e homofônica. A textura aqui se refere na maneira com que organizamos os elementos musicais da melodia e harmonia.

As texturas musicais se estendem de maneira fundamental com a forma em que organizamos as alturas – textura modal, textura tonal e textura atonal.

Tonalidade é uma sensação, e não uma questão gramatical.

Por tanto a música fonográfica quase que integralmente é diatônica, ou tonal. Mas há sem dúvida momentos de construções modais. A tonalidade é como uma esfera moldável, que na medida que os anos foram passando cada um foi moldando a seu gosto, e expandindo a tonalidade, até uma hora que ela se rompeu.

Justamente esse rompimento se deve as modulações e ao conceito de empréstimo modal, que já destaquei em outra publicação aqui no BLOG.

Por fim é válido ressaltar que o fenômeno da modulação justamente está no campo da textura DIATÔNICA – ou do que é TONAL. Modular significa mudar o centro tonal.

São elas:

1| MODULAÇÃO POR TONS VIZINHOS

Tom vizinho é um tom que possui 6 sons comuns e 1 som diferente. Dó maior são 7 sons naturais, fá maior é vizinho por possuir 6 sons naturais e 1 acidente; sol maior também é vizinho de dó maior por possui 6 sons naturais e um acidente.

Por exemplo: Dó maior vizinho de sol maior; sol maior vizinho de ré maior; ré maior vizinho de lá maior; lá maior vizinho de mi maior; mi maior vizinho de si maior; si maior vizinho de fá sustenido maior; fá sustenido maior vizinho de ré bemol maior; ré bemol maior vizinho de lá bemol maior; lá bemol maior vizinho de mi bemol maior; mi bemol maior vizinho de si bemol maior; si bemol maior vizinho de fá maior; fá maior vizinho de dó maior. Ciclo de quintas.
UM A ZERO – A dó maior; B sol maior; A dó maior; C fá maior; A dó maio.

2| MODULAÇÃO PARALELA

Quando modulamos o modo (maior ou menor) mantendo a tônica. Dó maior para dó menor ou de dó menor para dó maior; e quaisquer outras tônicas.

3| MODULAÇÃO RELATIVA

Das mais difíceis porque o conjunto de notas é muito parecido (dó maior para lá menor ou vice-versa); baseado no conceito de tom relativo.

4| MODULAÇÃO DIRETA

Te leva de um lugar ao outro, apenas com a posição de um acorde dominante. Isso não forma atonalismo, apenas gera na percepção um estado de atenção típica da densidade harmônica alta.

5| MODULAÇÃO POR ARRANJO

É o termo da produção fonográfica para o que conhecemos na música escrita como TRANSPOSIÇÃO REAL. O efeito em uma produção habitual é de crescimento imediato, a modulação de um trecho por completo, e sem preparação alguma.

Como na Love on top, da Beyonce!

(258) Beyoncé – Love On Top (Official Video) – YouTube

Quer mais exemplos? #VemProSouzaLima

No técnico em produção discutimos a importância da modulação como recurso fonográfico. E evidentemente na Faculdade Souza Lima isso é tema do estudo da harmonia.

Pós Graduação
Previous articleComo trocar as cordas do meu instrumento musical?
Next articleO que é modulação por arranjo?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.