Existe Faculdade de Música Popular?

música popular
Cursos Técnicos

Existe Faculdade de Música Popular?

Sim! Existe faculdade de música popular!

Desde a década de 1980 os programas de música popular começaram a se desenvolver e se consolidar no Brasil. Em São Paulo, a Faculdade Souza Lima. No Rio, a UNIRIO. Em Campinas, a UNICAMP. Podemos dizer que tardiamente, correto?

Nesses programas instrumentos antes ignorados pelas Faculdade de Música Erudita, que existem no Brasil a um século, como a bateria, a guitarra, o violão, ou até mesmo instrumentos existentes, mas com linguagens de se tocar diferentes como a voz, o contrabaixo e o piano, foram incluídos no meio acadêmico através dos programas de música popular.

Essa inclusão impactou positivamente o mercado! Novas opções surgiram! E a capacidade e preparo dos alunos profissionalizou as relações de trabalho, ampliando substancialmente as opções profissionais. Mais elementos de estudo, mais situações para remuneração! Alguns lugares que só se via músicos de formação erudita também passaram a ser ocupados por músicos populares.

Vale até a consideração de se há a necessidade de separar eruditos e populares, em minha opinião absolutamente não, mas todas as faculdades em pleno século XXI seguem separando.

O Souza Lima iniciou sua Faculdade de Música popular em 2004 primeiramente com a transferência de créditos internacionais para a Berklee, Boston – EUA. A seguir conquistou no MEC o reconhecimento nacional.

A Faculdade Souza Lima em sua graduação se dedica exclusivamente para a formação do músico popular.

Entende-se como músico popular aquele que toca um instrumento ou canta, que sabe escrever arranjo ou compor, criar trilha sonora, tudo dialogando com os ritmos e gêneros populares, de maneira livre, improvisando, interpretando ou criando em tempo real. Relacionando-se com escrita harmônica por cifras, tocando de ouvido ou através de partitura.

Hoje diversas faculdades possuem a formação em música popular. E até aceitam em vestibulares como a licenciatura que o candidato toque música popular para pleitear seu ingresso.

Haverá o tempo que essa divisão acabará! Tenho certeza disso! Enquanto isso?

#VemProSouzaLima

Pós Graduação
Previous articleQuero ser instrumentista
Next articleQual idade mínima para tocar um instrumento musical?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.