Qual idade mínima para tocar um instrumento musical?

idade minima
Cursos Técnicos

Vale ressaltar que é apenas orientação institucional quando tratamos da idade mínima para tocar um instrumento musical.

Principalmente por que devemos considerar as variações de desenvolvimento motor, por exceções, facilidades, fisiologia e estatura da criança como algo preponderante. E um fator que é ainda maior: o anseio da criança e dos pais.

Quanto realmente nós ansiamos aprender algo?

Se a vontade é realmente grande até superamos os limites que o instrumento impõe. Avaliando essas questões preliminares, a idade mínima é uma orientação de contexto pedagógico repletas de ressalvas e outras orientações.

Também já conversamos da idade mínima para tocar um instrumento musical em dois outros artigos:

Qual a idade certa para iniciar um curso de música?

Musicalização Infantil ou aula de Instrumento para crianças?

Segue a listagem em um plano geral:

Flauta Doce a partir dos cinco anos.

A guitarra e o contrabaixo em torno de dez anos dependendo da fisiologia da criança que deve ser avaliada por um educador. Contrabaixo aos doze anos é ideal.

O violão (com instrumento adaptado), o piano e o violino (com instrumento adaptado) a partir dos cinco anos.

Os instrumentos de sopro – flauta e saxofone a partir de dez anos.

Trombone e trompete a partir dos doze anos.

Acordeom a partir dos doze anos – ao modelo de 80 baixos, por ser um instrumento muito pesado. Se utilizar um acordeom com um número menor de baixos, oito anos.

Percussão a partir dos cinco anos.

Canto o ideal é o a seguir da adolescência, pois a voz estudada por técnica necessita que o aparelho vocal esteja consolidado, o que demora um pouco mais. O canto pode ser trabalhado como objeto de musicalização, como no estudo da afinação, por exemplo. Do repertório. Algo leve. Se for assim a partir dos cinco anos.

Bateria a partir dos oito anos.

Conclusão

Vale considerar que essas informações são de avaliação pedagógica extraídas na experiência de onze anos de coordenação observando alunos em suas experiências pessoais da prática do instrumento musical. O quanto conquistaram principalmente em seu período de estudo em idade observada.

As observações justificam as variações e amplifica uma questão: é preciso procurar avaliação profissional. Agende com um coordenador pedagógico, e reflita sobre o momento de aprendizagem. A frustração pode ser grande em um sonho tão profundo que é de tocar um instrumento, principalmente se ocorrer má orientação.

Tocar pode causar lesões. Não devemos esquecer isso.

Atenção com maus profissionais. Eu mesmo recentemente ouvi um podcast de alguém considerada importante educadora onde ela dizia que iniciou um projeto chamado “Musicalização para bebês” para gerar novas rendas, e que estava ciente de que não havia nada comprovado ao estudo da música entre 0 e 5 anos.

#VemProSouzaLima

Pós Graduação
Previous articleExiste Faculdade de Música Popular?
Next articleO que são peças de confronto?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.