O que é Campo Harmônico?

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O que é Campo Harmônico?

Campo harmônico é termo pertinente ao estudo da harmonia, onde um grupo de acordes consolida uma tonalidade, tendo como origem um conjunto de notas que se relacionam de maneira diatônica e que normalmente organizamos como uma escala.

A tonalidade se estabelece pela relação de sensível entre sétimo e oitavo grau e pela tendência escalar descendente entre quarto e terceiro grau, típicos da resolução do trítono – base do sistema diatônico e do conceito de campo harmônico.

São vinte e quatro campos harmônicos, doze campos harmônicos maiores, doze campos harmônicos menores. Uma mesma tônica possui duas possibilidades de campos harmônicos.

Por exemplo: o campo harmônico de dó maior e o campo harmônico de dó menor conservam a mesma tônica, a nota dó.

O mesmo ocorre com as demais alturas disponíveis: dó sustenido ou ré bemol, ré, ré sustenido ou mi bemol, mi, fá, fá sustenido ou sol bemol, sol, sol sustenido ou lá bemol, lá, lá sustenido ou si bemol, e si.

O campo harmônico maior usufrui de um único conjunto, típicos de uma escala maior, compondo de maneira preliminar sobre sete graus possíveis oito estruturas de acorde observados nas obras musicais.

Maior: I7M IIm7 IIIm7 IV7M V7 Vsus7 VIm7 VIIØ

O campo harmônico menor usufrui de três conjuntos de escalas – a estrutura menor primitiva, a estrutura menor harmônico e a estrutura menor melódica:

Menor primitiva: Im7 IIØ bIII7M IVm7 Vm7 bVI7M bVII7

Menor harmônica: Im(7M) IIØ bIII+(7M) IVm7 V7 bVI7M VII°

Menor melódica: Im(7M) IIm7 bIII+(7M) IV7 V7 VIØ VIIØ

Observações:

1| Uma tonalidade pode usufruir de outros acordes. Neste caso costumo avaliar por: fonte (escala ou conjunto de origem), dominante secundário (com a teoria de que todo acorde perfeito maior ou perfeito menor, e até aumentado possui uma estrutura dominante ao qual responde) e empréstimo modal.

2| Uma tonalidade menor pode usufruir de maneira concomitante das três estruturas harmônicas para constituir composição de campo harmônico. Isoladamente a menor harmônica e a menor melódica quando utilizadas de maneira isolada se favorecem por possuírem o acorde dominante.

Uma tônica que utiliza de três conjuntos de acordes, formam assim um campo harmônico único dessa nota que consideramos centro.

3| A escala menor primitiva não possui sensível – relação que possibilita o estabelecimento da fundamental como centro diatônico. Como não possui sensível não possui acorde dominante o que dificulta a consolidação do campo harmônico da mesma maneira que ocorre onde se apresentam as estruturas que possuem sensível e por sua vez um acorde dominante produzido por ela (como nas escalas maior, menor harmônica e menor melódica).

Ainda tem muito assunto para esse tema. Mas vou encerrar por aqui garantindo que vamos ampliar essa publicação em outro momento.

Até já!

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Pós Graduação
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João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.