O que é uma escala cromática?

cromatica
Cursos Técnicos

O que é uma escala cromática?

Mais uma dúvida de um leitor, provavelmente associado com a preparação ao vestibular de música, afinal o que é uma escala cromática?

Primeiramente vale relembrar o que é um semitom cromático. O semitom cromático ocorre quando pautamos uma mesma nota separada por um semitom.

Por exemplo: dó e dó sustenido.

Trata-se do mesmo grau, da mesma nota, com sons diferentes, com distância intervalar de um semitom.

Oposto imediato de semitom diatônico, que ocorre quando há uma separação de semitom, só que entre notas diferentes, vizinhas diretas – em linguagem musical por graus conjuntos.

Por exemplo: dó e ré bemol.

Uma escala cromática é a composição de semitons cromáticos e diatônicos, ocorrendo em duas versões – uma ascendente e outra descendente.

Dó – dó sustenido – ré – ré sustenido – mi – fá – fá sustenido – sol – sol sustenido – lá – lá sustenido – si – dó

Dó – dó bemol – si bemol – lá – lá bemol – sol – sol bemol – fá – fá bemol – mi bemol – ré – ré bemol – dó

Para que se estabeleça uma estrutura cromática é imprescindível que os sons transitem em semitons sucessivos. A nomenclatura das notas pode variar, mas sem alternar o conceito variável entre semitom diatônico e semitom cromático. A resultando dessa composição é chamada de cromatismo – sensação musical de movimento constante onde torna-se impossível identificar um ponto central de finalização ou repouso.

Não há tônica, há apenas fundamental, ou ponto de partida.

Esclareceu?

#VemProSouzaLima

Pós Graduação
Previous articleO que é Campo Harmônico?
Next articleHistória da Música Brasileira – Parte 1 de 3
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.