O que é forma em música?

forma musical
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O que é forma em música? Forma é um paradigma organizacional para análise de uma obra musical, mas que contribui também para a prática e execução.

Ao analisar uma obra musical pontuamos questões que orientam sua interpretação e execução. As partes habitualmente podem ser ordenadas definindo cada seção por aspecto melódico ou função com letras que promovem similaridade. Ainda é possível organizar uma obra com letras de ensaio – letras maiúsculas por seção continuamente de A até Z, corridas independente de serem partes comuns ou não.

Mas a numeração de compasso não seria o bastante na partitura?

Não. Quando enumeramos o compasso aperfeiçoamos o ponto de partida na comunicação, mas quando o músico executante está ciente do ponto de partida dada a marcação da forma real, automaticamente o gesto musical e fisiológico se define para melhor designar a sua interpretação.

A organização da forma aperfeiçoa também, por exemplo, a realização de um ensaio, tal qual o desenvolvimento da execução do musicista. Um diretor musical ou um regente quando se comunica por letras de ensaio identifica propriamente ao músico a parte que pretende, se associada a melodia ou aspecto musical já conhecido.

Se a obra está devidamente marcada, no que é uma primeira seção ou uma segunda seção, e assim sucessivamente, na comunicação rápida aproveita-se melhor o tempo escasso que habitualmente possuímos.

A maior dificuldade no desenvolvimento de um trabalho, que depende de muitos músicos, está em conciliar as agendas, por mais incrível que isso possa parecer, e aproveitando todo tempo possível, a partitura é motriz se organizada seção por seção.

Então o que é seção?

Seção ou parte é um compêndio estipulado dentro de uma sucessão de compassos definindo característica comum que os une em contraposição de outra sucessão de compassos.

Garota de Ipanema de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, por exemplo, possui duas seções ou partes diferentes. Organizadas em A1 – primeira parte, A1 novamente, B – segunda parte, A2 – repetição da primeira parte com uma pequena variação.

Se a forma apresentasse uma introdução seria grafada como intro – seção preliminar que antecede o primeiro tema.

Caso a forma apresente um interlúdio, ou intermezzo, ou seção solo inédita dada uma nova construção harmônica ou melódica, comporia uma nova seção – chamada de solo, ou interlúdio.

O mesmo ocorreria se houvesse uma seção final, inédita quanto a construção harmônica e melódica, e até mesmo rítmica, estaria formada uma nova parte – um coda, por exemplo, que na origem da história da música além de compor um sinal de abreviação é considerada parte da forma – uma seção de variação com caráter de finalização de uma obra musical.

Como exemplo de forma:

Introdução A1 A2 B1 A3 Solo B2 A4 Coda

A mesma seção em determinada linguagem do arranjo, poderia ser grafada como:

Introdução A1 A1 B A2 C B A2 D

Ou ainda de maneira corrida, que chamamos letras de ensaio:

A B C D E F G H I

Nesse último caso das letras de ensaio dificulta-se à visualização das formas, tornando-se algo similar a enumeração dos compassos. São nove partes, grafadas de A até I.

Conclusão

Na organização da partitura, e da direção musical de um agrupamento, particularmente a primeira sugestão é a mais funcional, e é a que recorro nos meus arranjos e produções musicais.

Ao descrever em um ensaio a seção em que se atua, o músico tem referência sobre ela, e as vezes sem precisar recorrer constantemente a partitura.

Mas e se eu não utilizo partitura?

Pontue verbalmente o que considera uma seção e a forma que está construída sua obra musical.

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#VemProSouzaLima

Publicado em maio de 2018, ampliado e revisado em 17 de agosto de 2020.

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João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.