O que é frulato?

frulato
Cursos Técnicos

O que é frulato?

Frulato é uma técnica específica de instrumentos de sopro, perante a organologia da família então dos aerofones ou aerófonos.

Consiste em movimentar a língua em meio ao fluxo de ar, e desse modo gerar uma sensação de ar interrompido em estreita subdivisão. E desse modo gerar uma sonoridade diferente do som que é habitual.

A técnica é mais específica em instrumentos de bocal livre – apito como a flauta transversal. O trompete e o trombone, instrumentos de bocal fechado, realizam muito bem a técnica – observando a indústria fonográfica, esses três instrumentos são os que mais fazem uso.

Instrumentos de palheta possui frulato?

Na teoria não, mas eu como compositor e arranjador já utilizei como técnica estendida para o clarinete, e tive músicos que conseguem realizar o frulato, e músicos que não conseguem. Ao escrever é importante então conhecer o músico que estamos para quem estamos escrevendo.

Nas minha peças Pindorama, que se trata de uma fantasia, e nas obras reunidas em fonogramas Tudo dele em nós e Eu que não conhecia o amor, escrevi em diversas oportunidades o frulato para execução do exímio clarinetista Sérgio Burgani da OSESP – e com muito sucesso foi executado.

Em instrumentos como o saxofone a ideia do frulato foi substituída pelo o que chamamos de DRIVE – algo que sai do movimento da língua e passa para a região da laringe.

Onde estudamos isso? Técnico em produção e técnico em composição e arranjo.

#VemProSouzaLima

Essa publicação atende um leitor, me siga nas redes sociais João Marcondes Oficial.

Pós Graduação