Qual motivo de ter tanta harmonia nas grades das faculdades?

Qual motivo de ter tanta harmonia nas grades das faculdades?
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Qual motivo de ter tanta harmonia nas grades das faculdades?

Dentro da percepção e escuta do leigo, do ouvinte, a harmonia é o terceiro elemento que o ouvinte considera em sua escuta. A melodia é o primeiro por reunir ritmo e alturas, a seguir o ritmo propriamente, e no fim, sim, a harmonia.

Mas aí o estudante observa as grades das universidades e quase a metade ou algumas vezes mais que a metade se observa o estudo da harmonia.

Houve uma reforma no ensino da música no século XIX, e essa reforma como herança trouxe o estudo da harmonia. Claro, que dessa ideia que parecia promissora o espólio hoje é funesto.

Harmonia na hierarquia do estudo deve estar atrás do solfejo melódico – que dá compreensão melódica como um todo, do ritmo, da instrumentação, da criatividade, da improvisação, para a seguir apenas, discutir-se o encontro ou o conjunto das notas.

Ocorre que as grades das faculdades ficaram abarrotadas do ensino da harmonia por um ciclo perverso que já dura mais que um século, onde teóricos, acadêmicos, criam verborragias para analisar o que pouco ou até nada sabem fazer. em alguns casos. Feito. Pronto. É disso que estamos falando.

E isso é minha opinião – acredito em outros caminhos para educação musical, e que vem dando certo. Que colocam a harmonia em um patamar de estudo ao menos paralelo com outras questões como solfejo melódico, compreensão estética, referência estética e técnicas composicionais.

Doutores e doutores

As universidades não param de formar doutores, justamente em análise, e análise parte de que? Harmonia tradicional, funcional, justamente. E daí quem emprega esses cidadãos? Então. Você é quem paga a conta.

E fica mais rico o argumento criticando essa gente quando esse tipo de musicista lança algum trabalho, o que é raro, porque a maioria é compositor de gaveta – aquele que sempre diz que sua música está nas gavetas, não para ser mostrada, compreende?

Melhor então aquele que nunca trouxe um assovio com a mais parca ideia melódica, do que os que ainda se aventuram com o que entendem como composição.

Porque quando lançam, meu amigo…

Fuja desse tipo de ensino.

#VemProSouzaLima

 

Pós Graduação
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João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.