O que é legato?

O que é uma unidade de som?
Cursos Técnicos

O que é legato?

É um termo musical do campo da agógica, da expressividade, da maneira como se expressa determinada frase musical.

O legato propõe através do emprego do termo ou da marcação pela ligadura de expressão executar sem que haja interrupção entre os sons que compõe a frase marcada.

Trata-se de um controle fundamental para o estudante de música, sendo possível afirmar que o controle do legato é um marco na passagem do estudante iniciante ou iniciado para intermediário. Veja só!

O termo legato tanto se aplica a linguagem musical quanto a gramática. Sendo possível recebermos a orientação de um spalla, maestro ou professor, por exemplo: “Toque mais legato”; quanto na presença da simbologia pelo termo, ou como mencionado, da ligadura de expressão marcando o fraseado.

Vamos estudar!

#VemProSouzaLima

Pós Graduação
Previous articleO que é uma Fantasia em Música?
Next articleQual é o melhor curso de produção musical?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.