O que é monofonia em música?

Monofonia
Cursos Técnicos

O que é monofonia em música?

Monofonia ocorre quando se apresenta melodia única, sem que haja acompanhamento, ou melodia antagonista, de contracanto ou contraponto, cuja monofonia se consolida quando há relação de uníssono rítmico e onde as vozes complementam o fazer musical em uníssono melódico ou oitavas justas.

A prática monofônica em tradição escrita remete ao período medieval, no entanto, para a música folclórica, para a música do povo, que em dado momento histórico anterior ao mercado fonográfico, foi chamada de música popular, ainda vivencia monofonia nos dias de hoje.

É possível considerar a monofonia como uma prática entre instrumentos e vozes desde que siga a premissa do uníssono rítmico, uníssono melódico e oitavas justas.

É possível considerar a monofonia acompanhada de instrumentos percussivos, e para alguns autores até em abertura de voz simples e única que não concedam independência melódica, mantendo-se em uníssono rítmico, mas em terças maiores e menores , sextas maiores e menos, quintas e até quartas justas – como o canto da música caipira de herança atrelada a formação jesuíta nos rincões do Brasil, a partir do século XVI, embora abra precedente para o conceito de homofonia.

A monofonia é uma prática musical, um recurso estético, e é possível utilizar da prática monofônica em um arranjo ou composição que a seguir transporte-se a polifonia e ou homofonia.

Conseguiu compreender melhor sua dúvida?

#VemProSouzaLima

Pós Graduação
Previous articleQuais equipamentos são necessários para ensaiar minha banda?
Next articleO que é homofonia em música?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.