O que é um canone?

como montar um coral
Cursos Técnicos

O que é um canone?

Canone é uma prática musical onde se separam duas ou mais vozes, em dois grupos, e o primeiro grupo inicia uma melodia, que depois será integralmente repetida pelo segundo grupo, com o afastamento entre um compasso, e até menor chegando em uma subdivisão.

Ocorre uma perseguição onde as vozes nunca se encontram. Como a mesma frase será repetida em momentos diferentes, a sensação será de contraposição, originando uma sensação polifônica. Nos primórdios da polifonia, se utilizam do canone para gerar sensações primiticas de harmonia.

Uma corrente da história da música diz que o canone foi uma sensação natural obtida primeiramente com o ecoar das vozes em câmaras, que geravam essa sensação – e que depois foi assimilada pelo fazer até como técnica composicional.

Podemos realizar canones de maneira escrita ou até promover um canone intuitivamente.

#VemProSouzaLima

Pós Graduação
Previous articlePaulinho da Viola é MPB? – Resposta Rápida
Next articleBacharelado ou Licenciatura em Música?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.