Paulinho da Viola é MPB? – Resposta Rápida

Quais notas fazem parte dos acordes que tem LÁ bemol como tônica? Ou fundamental.
Cursos Técnicos

Paulinho da Viola é MPB? – Resposta Rápida

Está aí uma artista que pode ser o que ele quiser ser. Surgiu no tempo, como vimos em outros artigos MPB é um recorte histórico – trata-se de um artista do samba e do choro – no que define profundamente as palavras e termos, mas que por época as vezes é colocado nesse grupo de nascidos nos anos 1940, e que deflagraram seus trabalhos nos anos 1960.

Paulinho da Viola é um ícone fundamental da nossa cultura, alheio a essa farsa terminológica chamada MPB. MPB que sequer gênero, acaba por ser uma forma que alguns utilizam para se estabelecer como algo acima de todo resto, e isso é inaceitável.

Por exemplo, existe o samba e o samba estilo MPB. Um samba de apartamento, diria.

E muitos nessa prerrogativa acabam por orientarem o termo como se pudessem trafegar por tudo, e tudo que é MPB fosse de algum modo melhor. Cansei de ver isso na boca de quem se intitula MPB.

Paulinho da Viola renovou o samba, renovou o choro, e foi ao mesmo tempo incentivador da tradição e da composição de novos compositores.

Onde estudamos isso? História da produção fonográfica, técnico em produção! E na faculdade na História da Música Brasileira.

#VemProSouzaLima

Pós Graduação
Previous articleChoro é MPB? – Resposta Rápida
Next articleO que é um canone?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.