O que é uma tonalidade maior?

tom maior
Cursos Técnicos

O que é uma tonalidade maior?

As composições musicais desde meados do período renascentista, por volta do século XVII, passaram a concentrar suas constituições em projeção tonal. Tonal é um termo proveniente de tônus, que significa força, ou seja, que um som em especial projeta-se como centro. Ao projetar-se como centro as alturas se relacionam diretamente.

Quando os eclesiásticos selecionaram o modo jônio entre os sete modos gregorianos conhecidos estabeleceram um novo sistema musical, conhecido como tonal. O sistema tonal, de tonalidade maior, responde a uma escala maior e suas relações de tensionamento e resolução.

A escala maior caracterizasse por possuir dois tons consecutivos entre a tônica e o terceiro grau, a mediante. Em um tom menor a tônica e a mediante conservam-se em uma distância de um tom e um semitom.

São doze tonalidade maiores, com fundamentais únicas ou possíveis enarmonias: dó, dó sustenido ou ré bemol, ré, mi bemol, mi, fá sustenido ou sol bemol, sol, lá bemol, lá, si bemol e si.

Há em uma escala maior uma relação de sensível ascendente e uma relação de sensível descendente. Justamente onde estão posicionados os semitons. No movimento ascendente se escuta uma resolução entre o VII e a repetição da tônica (dó ré mi fá sol lá SI DÓ), no movimento descendente, também se percebe um relaxamento a seguir de um tensionamento entre fá e mi, IV e III grau.

Nesse movimento composto há o intervalo de trítono (fá e si) com a resolução que consolida o sistema diatônico conduzindo para (mi e dó). Em todas as tonalidades maiores cada uma com seu respectivo conjunto há a resolução do trítono característico que fundamenta o que conhecemos como tonalidade maior.

Compreendeu? Se ainda não, temos outras publicações que podem elucidar ainda mais a questão, quem sabe a de tom menor?

Vale ressaltar que a formação é um processo de repetição.

#VemProSouzaLima  

Pós Graduação
Previous articleO que é uma tonalidade menor?
Next articleMusicalização infantil ou aula de instrumento para criança?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.