Para compor preciso saber harmonia?

harmonia
Cursos Técnicos

Para compor preciso saber harmonia?

Falácia. Para compor não é preciso saber harmonia. Como dizia Adoniran Barbosa: “Há sempre um violonista pronto para achar os acordes do que eu canto” – da melodia.

O movimento melódico em uma prática homofônica induz a certa harmonia. Isso ocorre por um lastro cultural, ou memória auditiva, ou inconsciente coletivo, onde melodias se movimentam e são harmonizadas por clichês harmônicos.

Feito, se são clichês, preciso saber? Não. A criatividade precisamente prefere fugir dos clichês.

No século XIX na reforma francesa da educação musical consolidou-se a ideia de que os alicerces da composição são a harmonia tradicional e o contraponto. Ou seja, no princípio do século XIX com a recém consolidada homofonia, se define que o alicerce do estudo da composição agora consolidada como homofônica, é a harmonia renascentista e barroca – harmonia esta polifônica. Dá para entender?

E o pior, de maneira burra educadores musicais, ao longo de duzentos anos, repetem essa mesma lógica abismática.

Um dos piores músicos que conheci, mal educador, doutor em música, acredita que o livro Harmonia do Shoemberg é um livro que alicerça o estudo da composição. Segundo ele todas as informações para compor estão ali. Esse músico se declara compositor sem ter uma coleção de obras que preencha meia página, com espaço duplo, no word.

Pude ser seu aluno quando eu era um guri, de dezessete anos, e durante dois anos e meio estudando contraponto e harmonia tradicional, nada aconteceu nem comigo e nem com meus colegas. Turmas lotadas que começavam com oitenta alunos em harmonia tradicional I, e em harmonia tradicional IV não chegavam dois gatos pingados.

Esses dois gatos pingados compunham o que? Nada.

Com o tempo refletindo sobre os processos composicionais cheguei em métodos ideais para o ensino da composição. Mas isso é assunto para outra publicação.

Para compor você não precisa saber harmonia. Se alimente de vocabulário melódico, harmonia é um terceiro ou quarto passo.

Pós Graduação
Previous articleQual o campo harmônico de lá bemol maior?
Next article700 publicações! (699)
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.