Para que transcrever uma música?

faculdade
Cursos Técnicos

Para que transcrever uma música?

Excelente questão! A função de transcrever uma música é complexa. E complexa não por se tratar de algo complicado, mas por oferecer ao estudante ou músico a possibilidade de extrair importantes e elementos para a prática musical.

O processo de transcrever começa em escuta. Desenvolver a percepção está nesse processo. E um outro tipo de percepção, diferente daquela em que se estuda intervalos e ritmos, trata-se de algo que observa trejeitos interpretativos, desenvolvimentos melódicos, timbre, e ainda as características perante gênero e estilo.

A função de transcrever passa também pela consolidação da alfabetização musical em certo estágio do desenvolvimento do músico. Quando estamos consolidando o processo de alfabetização a transcrição fornece os elementos fundamentais para atravessar essa barreira do conhecimento.

Através desse processo de escuta e escrita absorvemos elementos musicais, o que se torna um ponto crucial.

No meio desse processo ainda vasculhamos a obra de um artista, estudamos, procuramos, conhecemos, compreendemos.

Eu particularmente como docente incentivo a transcrição, mas aconselho que se extraia o máximo de elementos da ação a potencializando com uma minuciosa análise musical que observa cada elemento de maneira reflexiva.

A transcrição é um processo útil para o estudante de instrumento tal qual para um estudante de arranjo e composição. Observar o que foi produzido através de escuta é tão importante quanto observar o processo através de análise da partitura de outrem.

Ouvir, transcrever, ver e analisar: essa ação conjunta promove a consolidação do conhecimento de maneira ampla e ainda maior do que o de apenas analisar.

Quando estudei improvisação transcrevia em média um solo por semana. Escolhia entre meus improvisadores favoritos os improvisos que mais me agradavam. Quando me tornei arranjador consolidei muitos elementos musicais transcrevendo arranjos que apreciava de diferentes estilos e gêneros.

Vale a pena o investimento em algumas horas da semana transcrevendo algo que lhe chama atenção. É um estudo muito importante.

Na Faculdade Souza Lima incentivamos esse estudo com nossos alunos.

#VemProSouzaLima

Saiba mais sobre a Faculdade Souza Lima, aqui!

Pós Graduação