Para ser professor universitário de música o que preciso fazer?

joão marcondes
Cursos Técnicos

O BLOG Souza Lima têm como objetivo auxiliar nas ações do conhecimento musical, quanto a carreira e conteúdo que compõe a formação do músico, do apreciador, ou estudante de música.

Uma pergunta de um de nossos leitores motivou essa publicação: Para ser professor universitário de música o que preciso fazer?

Na realidade a pergunta foi: Para ser professor universitário de música o que preciso ter bacharelado ou licenciatura?

A pergunta caro leitor é ambas as formações podem leva-lo ao ensino universitário, mas evidentemente, se composto com no mínimo uma especialização, um mestrado, doutorado ou livre docência, potencializa suas oportunidades. A exigência varia de acordo com a instituição.

Normalmente as instituições privadas são mais permissivas quanto ao corpo docente. Há universidades inclusive que possuem músicos com comprovado notório saber, e que sequer são graduados. Atuam como convidados. Mas saiba, é uma exceção.

Um graduado, seja em licenciatura ou bacharelado, pode lecionar no mesmo grau que atuará. Veja que habitualmente as instituições preferem graus mais elevados de formação para os educadores.

O MEC possui orientação sobre a formação do corpo docente, que deve ser composto por um percentual mínimo de doutores e mestres, em contraposição a um número de especialistas ou graduados.

Mercado

Se avaliar a fundo a formação do músico, educador musical, nos dias de hoje, podemos afirmar:

  1. Há um número muito representativo de músicos graduados desde o início dos anos 2000. Primeiramente, pelo aumento da oferta nos cursos de graduação. Pelo interesse e profissionalização do músico. Como coordenador pedagógico do Souza Lima a cada cinquenta currículos que recebo, quarenta e cinco são de músicos que possuem graduação.
  2. O músico vem consolidando a diversificação de sua atuação. Se especializam em seu instrumento, mas também dominam o arranjo, a engenharia de som, a composição, a educação… A procura por especialização e no mínimo mestrado tem se tornado objetivo comum. Como mencionado anteriormente, aumentaram as oportunidades de estudo. E os músicos tem aproveitado da circunstância.

Universidades Públicas

Para as universidades públicas, mestrado e doutorado é praticamente obrigação, principalmente quando tratamos dos grandes centros urbanos. Algumas universidades públicas, onde se oferece cursos novos, menos disputados, aceitam como formação mestrado, alguns concursos até mesmo graduação. E o formado conta com bolsa da própria instituição para progredir academicamente.

Fato que para lecionar nas instituições públicas se espera uma carreira acadêmica consolidada com publicação de artigos e livros, participação em congressos, enfim, desenvolvimento científico.

Pós-graduação em Educação Musical com Ênfase em Desenvolvimento Metodológico

Na Faculdade Souza Lima em 2019 montei pessoalmente o programa de Pós-Graduação em Educação musical com ênfase em desenvolvimento metodológico, o objetivo é preparar o estudante para a carreira acadêmica.

E nessa preparação discutir os alicerces da formação do educador musical, rever o que estudamos ao longo de nossa carreira, dos estudos preliminares ao estudo de formação em terceiro grau – graduação, principalmente.

O objetivo da pós-graduação lato sensu que oferecemos é mover nossos alicerces revendo o que tivemos de melhor e o que poderíamos melhorar daqui para o futuro.

A Faculdade Souza Lima é reconhecida por uma abordagem prática em seu bacharelado. A especialização conserva esse modelo, mas ainda se aprofunda em reflexão.

Como coordenador da pós, eu incentivo novas publicações e não aquelas que se resumem em anais de congressos, mas sim, aquelas que proporcionam troca com o mundo exterior principalmente com outros educadores e estudantes.

As inscrições para este programa ocorrem entre novembro e janeiro, e entre junho e julho. O curso é semestral, e tem duração de apenas um ano letivo.

Pense nisso, e se tiver dúvidas me escreve, vamos juntos! Saiba mais da pós, aqui!

Espero que a publicação tenha contribuído especificamente com sua dúvida! Estamos aqui para auxiliar!

#VemProSouzaLima

Pós Graduação
Previous articlePara que transcrever uma música?
Next articleFaz sentido ouvir trilha sonora?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.