Quais são as principais metodologias da produção musical?
Vamos lá! Desde que iniciei minhas pesquisas sobre indústria fonográfica, com minha dissertação de mestrado “Fonograma: transformações histórico-culturais e tendências tecnológicas no mercado da música popular brasileira (1902-2007)”, venho observando e refletindo, e até propondo teses sobre a produção fonográfica.
Uma dessas teses se refere justamente a metodologias de produção. Identifiquei cinco padrões na indústria fonográfica, e assim os nomeei:
1|AOVIVO – é a produção onde todos os elementos que compõe o fonograma foram registrados exatamente no mesmo momento. No início da indústria era a única possibilidade de produção musical, é verdade, mas hoje trata-se de uma metodologia que procura organicidade.
Nem tudo que pensamos que seja AOVIVO, por ter público, e filmar todos tocando juntos, é AOVIVO – muitos vídeos são montagens.
Durou entre o início da produção fonográfica em 1900, até as primeiras possibilidades de produção mista – segunda espécie de produção, por volta de 1940; e até hoje é uma possibilidade.
Ainda é uma ótima opção.
2| MISTA – é a produção que permite que parcialmente os elementos sejam sobrepostos; normalmente a base perto da totalidade gravado em conjunto, e elementos sobressalentes gravados a posteriori – SOLISTA.
Surge na história da música em 1940 com a capacidade se registrar sons em pistas, método Les Paul em fita eletromagnética – todos os elementos se mantém acústicos até aqui.
Quase que a totalidade se refere a espinha dorsal do fonograma. Seção rítmica e mais.
3| OVERDUBBING se refere a produção que ocorre elemento por elemento associado a um guia ou melhor, ao metrônomo. Esse tipo de produção até a PANDEMIA significava produzir no mesmo lugar, só que gravando parte por parte.
Na pandemia foi a primeira experiência de se produzir música em OVERDUBBING cada um em um lugar, OVERDUBBING COLAB. Ideia nova, mas bastante complexa.
4| HÍBRIDA – onde parte fundamental do fonograma(terceira camada), o ponto de partida, é um elemento eletrônico (anos 1980); drum’s machine é dos primeiros elementos que conduzem para produção híbrida. Se produz quase a integralidade INTHEBOX, e a seguir se sobrepõe elementos acústicos.
5| PRODUÇÃO ELETRÔNICA – MUSIC IN THE BOX – samplear, operar midi, VST, VSTi, tudo que você organiza sem utilizar de gravação. Apenas em uma máquina operada através das diversas DAWs.
Isso é apenas um resumo, leia meu livro sobre metodologias de gravação!
Quais são as principais metodologias da produção musical?
Ou venha estudar produção musical, aqui, comigo no Souza Lima!