Quais são as principais metodologias da produção musical?

Quais são as principais metodologias da produção musical?
engenheiro de som, imagem gratuita canva
Cursos Técnicos

Quais são as principais metodologias da produção musical?

Vamos lá! Desde que iniciei minhas pesquisas sobre indústria fonográfica, com minha dissertação de mestrado “Fonograma: transformações histórico-culturais e tendências tecnológicas no mercado da música popular brasileira (1902-2007)”, venho observando e refletindo, e até propondo teses sobre a produção fonográfica.

Uma dessas teses se refere justamente a metodologias de produção. Identifiquei cinco padrões na indústria fonográfica, e assim os nomeei:

1|AOVIVO – é a produção onde todos os elementos que compõe o fonograma foram registrados exatamente no mesmo momento. No início da indústria era a única possibilidade de produção musical, é verdade, mas hoje trata-se de uma metodologia que procura organicidade.

Nem tudo que pensamos que seja AOVIVO, por ter público, e filmar todos tocando juntos, é AOVIVO – muitos vídeos são montagens.

Durou entre o início da produção fonográfica em 1900, até as primeiras possibilidades de produção mista – segunda espécie de produção, por volta de 1940; e até hoje é uma possibilidade.

Ainda é uma ótima opção.

2| MISTA – é a produção que permite que parcialmente os elementos sejam sobrepostos; normalmente a base perto da totalidade gravado em conjunto, e elementos sobressalentes gravados a posteriori – SOLISTA.

Surge na história da música em 1940 com a capacidade se registrar sons em pistas, método Les Paul em fita eletromagnética – todos os elementos se mantém acústicos até aqui.

Quase que a totalidade se refere a espinha dorsal do fonograma. Seção rítmica e mais.

3| OVERDUBBING se refere a produção que ocorre elemento por elemento associado a um guia ou melhor, ao metrônomo. Esse tipo de produção até a PANDEMIA significava produzir no mesmo lugar, só que gravando parte por parte.

Na pandemia foi a primeira experiência de se produzir música em OVERDUBBING cada um em um lugar, OVERDUBBING COLAB. Ideia nova, mas bastante complexa.

4| HÍBRIDA – onde parte fundamental do fonograma(terceira camada), o ponto de partida, é um elemento eletrônico (anos 1980); drum’s machine é dos primeiros elementos que conduzem para produção híbrida. Se produz quase a integralidade INTHEBOX, e a seguir se sobrepõe elementos acústicos.

5| PRODUÇÃO ELETRÔNICA – MUSIC IN THE BOX – samplear, operar midi, VST, VSTi, tudo que você organiza sem utilizar de gravação. Apenas em uma máquina operada através das diversas DAWs.

Isso é apenas um resumo, leia meu livro sobre metodologias de gravação!

Quais são as principais metodologias da produção musical?

Ou venha estudar produção musical, aqui, comigo no Souza Lima!

Pós Graduação
Previous articleO que são tonalidades relativas?
Next articleUm músico precisa ter rede social?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.