O que são tonalidades relativas?

Quais notas fazem parte dos acordes que tem FÁ# como tônica? Ou fundamental.
Cursos Técnicos

O que são tonalidades relativas?

São tons que dividem a mesma armadura de clave – segundo a gramática musical, e a teoria tradicional.

Quando a Igreja Católica Apostólica Romana definiu uma estrutura para representar o monoteísmo, uma escala, chamada maior, e toda a missa passou a ser realizada com a sonoridade, perdeu-se naquele momento a expressividade esperada para alguns episódios do principal encontro religioso de então.

Desse modo, como o modo maior – tom maior, era justamente o modo jônio, decidiu-se escolher um segundo modo para compor introspecção no enredo missal. O modo escolhido foi o eólio, e assim, comportaram-se a partir de então como modos relativos – aqui segundo a história da música.

Justamente

Na prática, por exemplo, dó maior encontra sua relativa no sexto grau, lá menor, então. E desse modo constroem sonoridades distintas com o mesmo grupo de alturas.

A música abaixo, por exemplo, Palavras ao vento, na interpretação da Cássia Eller tem a tonalidade maior como principal, e em dado momento se move para relativa menor.

Ré maior para si menor. Ambos com dois acidentes na armadura de clave. Fica clara a percepção de troca de centro tonal, da nota ré para a nota si, e vice-versa. Justamente, são tonalidades relativas.

Leia mais sobre modo menor, pesquisando acima. E

#VemProSouzaLima!

(228) Palavras Ao Vento – YouTube

Esse assunto é típico do estudo da Harmonia Popular, e se estuda na faculdade Souza Lima na formação do bacharelado. E claro, no técnico em produção como estratégia fonográfica – de outra maneira. E no técnico de composição e arranjo para desenvolvimento da composição e trilha sonora com a teoria da harmonização.

Pós Graduação