Qual extensão contribui para diluir uma tonalidade maior?

extensão
Cursos Técnicos

Qual extensão contribui para diluir uma tonalidade maior?

Questão trazida por um leitor, sempre válida dentro do nosso trabalho aqui no Blog. Claro, procuro interpretar a questão, espero ser preciso.

Quando estamos, por exemplo, introduzindo uma música de tonalidade maior em sua estrutura ou mesmo finalizando-a, a extensão que mais expande o acorde é a décima primeira aumentada.

A décima primeira aumentada confere uma sensação aberta, característica do modo lídio, é comumente utilizada no primeiro grau em momentos de introdução e finalização, ou até mesmo em partes intermediárias.

O uso dessa extensão caracteriza uma sonoridade mantendo firme a tonalidade. Trata-se evidentemente de uma aplicação repetida, nenhuma novidade há, justamente por isso a tonalidade segue intacta mesmo com a utilização da extensão.

EXEMPLO

Na composição a seguir, de minha autoria, com arranjo e produção que também assino, utilizei justamente da décima primeira aumentada para preparar a composição em sua introdução.

Lembre – YouTube

Pós Graduação
Previous articleQual elemento físico musical mais subestimado?
Next articleProduzir e arranjar é a mesma coisa?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.