Produzir e arranjar é a mesma coisa?

Cursos Técnicos

Sim e não. Habitualmente quando falamos produzir estamos descrevend

Produzir e arranjar é a mesma coisa?

o criação da mesma forma quando chamamos de arranjar.

No entanto, arranjar é uma prerrogativa de escrita musical. E ainda, uma prerrogativa centenária, ou bicentenária de criação musical. Desde o século XIX se tem notícia na história da música do termo arranjar.

Arranjar quer dizer utilizar da obra de outrem para criar uma nova obra. Por exemplo, basear-se em melodia de outro compositor para criar uma peça.

E aí podemos escalonar em: quanto mais próximo da peça original chamamos adaptar; quando nossa impressão sobre a obra está clara, chamamos de arranjo; e quando apenas visitamos o tema de maneira bem distante, dá-se o nome fantasia.

Produzir por sua vez é termo do século XX. E reflete propor, investir, e se criar, com base em escrita – individual ou propondo ideias para que outro paute, mas também criar tocando, combinando músicos ou de maneira mais livre sem que esbarre em recursos de escrita musical.

Mais uma questão de leitor trazida pautando o BLOG essa semana, rumo aos setecentos e cinquenta textos, que serão completos na próxima segunda-feira. Impressionante para um blog tão jovem, e tantos temas para tratar.

Vem pro Souza Lima!

Eu sou arranjador e produtor musical, e coordeno aqui na instituição o curso técnico em processos fonográficos, que eu mesmo criei, para formar produtores musicais.

Pós Graduação