Qual valor máximo que devo pagar em um instrumento musical?

valor máximo
Cursos Técnicos

Qual valor máximo que devo pagar em um instrumento musical?

Repito, e atesto, cuidado porque é completamente desnecessário você ter um instrumento incompatível com sua renda mensal.

Colecionadores, gente milionária, pode ter quantos instrumentos quiser, dependurados nas paredes, como em um imenso cemitério vertical de instrumentos musicais, gente de fato rica, que tem a música como hobby.

O profissional da música precisa ter o instrumento que atende suas necessidades. Nada mais que isso.

Eu já tive modelos históricos das principais guitarras do mundo. Também já tive violões, dos melhores luthieres brasileiros. E em uma viagem que fiz para um país muito humilde da América Central, vi pessoas estudando em instrumentos muito ruins, e se esforçando, e conhecendo seu instrumento para tirar o melhor som dele – anote essa frase.

Aqui no Brasil vejo pessoas objetivarem guitarras na casa dos vinte mil reais sem que consigam levantar essa importância em seis meses. A pessoa anda a pé pra ter uma guitarra de preço de colecionável. E se a roubam?

Os músicos saem para tocar em bares com instrumentos que valem muito mais do que o cachê que irão defender. Já disse aqui no BLOG e repito, que é como entregar pizza de Harley-Davidson.

Fuja de lojistas colecionadores que querem impregnar em você a ideia de que um instrumento colecionável vai ajudar sua performance. Não vai. Invista essa grana em cursos.

Hoje você consegue uma guitarra ótima na casa dos mil e quinhentos reais, totalmente possível trabalhar com esse instrumento. Eu comecei com uma tonante, na década de 1980 e 1990 o que chegava aqui era inatingível. Lembre-se disso.

Claro, tratei aqui do meu instrumento, embora tudo isso valha para qualquer instrumento musical. Chegue ao limite do seu instrumento musical, antes de sonhar com conceitos supérfluos.

#VemProSouzaLima para aprender

Pós Graduação
Previous articleUm músico precisa ter rede social?
Next articleO músico é bem remunerado pelo streaming?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.