O que é modulação por arranjo?

O que é modulação por arranjo?
Cursos Técnicos

O que é modulação por arranjo?

Modular para criar uma percepção de crescimento, transferindo integralmente todos os movimentos melódicos que estão em uma tonalidade, preservando para uma tonalidade acima, por exemplo, de dó maior para ré maior.

Modulação por arranjo prevê trocas que podem ser com tonalidades de meio em meio tom, de um tom, e até de um tom e meio acima.

A produção da música Love on top, da Beyonce, optou, por exemplo, em modular de meio em meio tom, cerca de cinco oportunidades.

Elis Regina, nos anos 1970, com produção de César Camargo Mariano, na música Cartomante, usou de modulação por arranjo, subindo um tom, em duas oportunidades.

É fato que se percebe na modulação por arranjo uma sensação de crescimento. Por exemplo: a música está em dó maior, e modula para ré maior, e assim sucessivamente.

Modular para baixo? É possível?

É possível, mas bem mais raro. Na produção de uma cantora chamada Daniella Alcarpe, na música Canção do Desmininar – produzi assim, modulando de si bemol maior para lá maior, mas para tal criei uma ponte modulatória com base na melodia, e não em acordes comunss já que tons vizinhos não possuem acordes comuns.

(258) Canção de Desmeninar – YouTube

#VemProSouzaLima

É disso que estamos falando, e estudamos em produção, no técnico em produção. E na graduação, no bacharelado em música no estudo da harmonia popular.

Pós Graduação